Você já se pegou fazendo aquela simples pergunta: “de onde vem aquela data de validade no rótulo de um medicamento ou alimento?”
Além de uma simples estimativa genérica, ela é resultado de diversas análises estatísticas que juntas compõem os estudos de estabilidade. Esses estudos são parte de extrema importância do controle de qualidade em diversos setores, especialmente no farmacêutico.
O que é estudo de estabilidade?
O estudo tem como foco avaliar como a composição de um produto se comporta ao longo do tempo, considerando: condições reais ou aceleradas de armazenamento. Hoje as diretrizes que são mais adotadas mundialmente, é seguindo diretamente as normas do ICH (International Council for Harmonisation), diretrizes criadas para que as práticas no setor farmacêutico se tornem padrão, mas também são aplicadas em alimentos e cosméticos.
Entre os diferentes tipos de análise previstos pelas normas, os estudos de longo prazo são especialmente relevantes. Eles monitoram amostras de diferentes lotes durante vários meses, coletando dados regularmente: trimestralmente no primeiro ano, semestralmente no segundo e anualmente a partir daí.
Durante esse monitoramento, características como teor do ingrediente ativo, umidade e integridade física são medidas para verificar se o produto continua dentro dos limites de qualidade estabelecidos.
A estruturação e validação de dados
Como os estudos são mais longos, o armazenamento estruturado das informações é tão importante quanto a coleta em si. Nisto entra a ferramentas como o Minitab Connect fazendo a diferença.
Permitindo inserções guiadas por formulários e validações automáticas, a ferramenta diminui erros humanos e acelera o gerenciamento de grandes volumes de dados.
Quando a estatística define a validade
Depois que é feita a coleta e organização, entra a parte de aplicar a estatística para interpretar os dados e estimar com precisão o tempo de vida útil do produto.
Suponhamos que um medicamento tenha como especificação mínima 0,9 da concentração do princípio ativo. Usando o Minitab Statistical Software, basta acessar:
- Menu
- Stat
- Regression
- Stability Study
- Inserir as informações.
E pronto, o software realiza a projeção com base nos modelos exigidos pelo ICH (International Council for Harmonisation).
Fale com a Software.com.br pelo e-mail comercial@software.com.br e conheça melhor o Minitab juntamente com um especialista.
Somos a Software.com.br, parceira oficial do Minitab e referência no Brasil e na América Latina na revenda de soluções em TI, licenciamento, deploy, treinamento, consultoria e sustentação. Acesse www.software.com.br e saiba mais.