Abaixo, contamos como criar seu portfólio de design de forma estratégica para conseguir o trabalho que você deseja ou os clientes que você sonha. Essas 5 dicas foram aprovadas por vários designers. Anote tudo!
Conceitualização
Primeiramente, defina o conceito que deseja comunicar (deve ser algo específico para sua identidade como designer, profissional e ser humano). A partir disso, você escreve sua narrativa pessoal e a estrutura de todo o portfólio.
Curadoria
Sua mãe gostaria de ver todos os projetos em que você trabalhou, mas alguém que recebe vários currículos e portfólios todos os dias provavelmente não. É por isso que você deve selecionar os trabalhos de que mais se orgulha. Defina que tipo de trabalho e/ou clientes você quer ter e, com isso em mente, divida os projetos em categorias (formatos, temas, aplicativos Adobe utilizados, canais, etc.)
Apresentação
Três dicas para ter sempre em mente:
- clareza
- pontualidade
- entretenimento
Isso se traduz em textos curtos que dizem do que se trata o projeto que você está mostrando. Não sobrecarregue o portfólio com imagens, explicações e outros elementos visuais: procure uma maneira diferente de mostrar seu talento com mockups do Adobe Stock, animações curtas do Adobe Premiere Pro que emocionam quem vê seu portfólio de design, e qualquer toque extra necessário.
Humanização
Anteriormente dissemos que seu portfólio de design deve mostrar quem você é também como ser humano, pois isso te aproxima de quem está vendo o seu trabalho. É muito fácil conseguir aquele job tão desejado mostrando suas paixões, independentemente da profissão. Use o Adobe Lightroom para contar o processo do seu trabalho por meio de esboços e fotos de bastidores.
Plataforma para criar seu portfólio de design
Enviar um PDF pesado ou um link que demora para carregar pode criar uma primeira impressão ruim (e você sabe o que dizem por aí sobre as primeiras impressões…), então não arrisque e use o Behance. Além de poder compartilhar um link fácil de navegar, você também tem uma comunidade que te inspira e te apoia, sem falar nos recrutadores e prospecções que estão sempre procurando talentos por lá.
E se depois dessas 5 dicas importantes de como fazer um portfólio de design você ainda não souber por onde começar ou se deve adicionar mais coisas? Então acesse o Behance e se inspire nos portfólios de outros grandes designers.
Conteúdo postado originalmente em: Blog Adobe
Somos a Software.com.br, Representante Oficial Adobe no Brasil e também referência em soluções de tecnologia para o mundo corporativo na América Latina. Conte com nossos consultores especializados em Licenciamento de Software, Cibersegurança, DevOps, Infraestrutura e Data Analytics.
Veja mais sobre Adobe em nosso site: Software.com.br