Entenda
Como realizar um workshop virtual de design thinking no Miro

Desde o início dos tempos, quando os humanos ainda viviam em cavernas, resolvemos os problemas da vida por meio da inovação. Naquela época, inventamos o fogo e as lanças de caça. Hoje, criamos coisas como torradeiras portáteis e tradutores de fones de ouvido sem fio para atender às nossas necessidades.

Como designer de produto, aprendi que um bom design se resume a uma coisa importante: ouvir. Pratico os princípios do design thinking para resolver problemas de maneira centrada no ser humano. O que é esse método de design e como você pode usá-lo com sua equipe remota? Continue lendo para minhas dicas principais.

O que é Design Thinking?

Simplificando, o design thinking é um método para entender os desafios do cliente e encontrar soluções criativas. Isso é feito por meio de atividades como coleta de percepções do cliente, enquadramento e reenquadramento do problema, concepção irrestrita, prototipagem e teste iterativo. O resultado final? Produtos que os clientes (e seus resultados) vão adorar.

Introduzido nos anos 50 por John E. Arnold e popularizado nos anos 80 pela empresa de design e consultoria IDEO , essa abordagem transformou a indústria do design. Nos últimos 15 anos, o design thinking tem sido usado em muitos setores e grandes marcas como Dell , BCG , IBM , Airbnb e Google .

Por fim, o processo ajuda as equipes a:

  • Tenha empatia e tome decisões informadas com base em uma compreensão profunda das necessidades do usuário
  • Melhorar suas habilidades de resolução de problemas, cocriação e colaboração
  • Quebre os silos cocriando com especialistas em toda a organização
  • Aprenda a aceitar o fracasso e aplique o que aprendeu em decisões futuras

Enfrente qualquer problema em cinco etapas

Não importa qual problema você esteja tentando resolver, o processo de design thinking pode ser dividido em cinco estágios distintos:

  • EMPATIA: entenda profundamente seu público.
  • DEFINIR: Articular claramente uma declaração de problema.
  • IDEALIZE: faça um brainstorming de soluções. Sonhe grande e seja criativo!
  • PROTÓTIPO: restrinja as coisas priorizando as melhores ideias e, em seguida, construa o que você precisa para colocá-lo à prova.
  • TESTE: coloque suas ideias na frente de usuários reais e repita.

Não se preocupe, ninguém deveria lidar com tudo isso sozinho. Você vai querer reunir uma equipe diversificada de especialistas e pensar juntos, especialmente para os estágios Definir e Idealizar. Como você faz isso com uma equipe remota? Entre: o workshop virtual de design thinking .

Como você executa um workshop virtual de Design Thinking?

Os facilitadores profissionais tradicionalmente conduzem workshops de design thinking com equipes presenciais (e muitos post-its!). Mas com a prática e as ferramentas certas, qualquer um pode realizar um workshop de design thinking bem-sucedido, mesmo quando totalmente remoto.

1. Encontre o seu porquê

Antes de enviar qualquer convite do Google Agenda, pense por que você deseja realizar um workshop em primeiro lugar. Qual problema você quer resolver? O que está mantendo você acordado à noite? Talvez você queira que mais pessoas se inscrevam ou se envolvam com seu produto. Transforme isso em uma pergunta para sua equipe ponderar no estágio Definir (por exemplo, como podemos aumentar nossa taxa de inscrição?).

2. Comece com empatia

Pense em você como um detetive - você deseja reunir todas as informações que conhece sobre seu público para desvendar o caso. Seus clientes são motoristas milenares de carona, pais sobrecarregados de trabalho ou proprietários de negócios tímidos em relação à tecnologia? Como eles interagem com seu produto ou serviço? Quais são seus pontos de dor?

A persona do usuário e os modelos de mapa de empatia podem ajudá-lo a ter empatia profunda com as pessoas que você está tentando ajudar. Você tem dados de pesquisas, entrevistas ou estatísticas relevantes que podem dar ainda mais contexto à sua equipe? Rastreie tudo e adicione-o a uma placa Miro. Lembre-se: quanto mais contexto sua equipe tiver, mais rápido ela chegará a uma solução.

3. Monte seu time dos sonhos

Agora é hora de recrutar a equipe que trabalhará com você ao longo de sua jornada de design thinking. Apontar para um grupo diversificado. Aproveitar o conhecimento de diferentes disciplinas, como engenharia, produto, design e equipe executiva, levará a decisões mais informadas. Se puder, envolva as pessoas que tentaram resolver o problema (por exemplo, baixa taxa de inscrição) antes, para que você possa aproveitar os aprendizados anteriores e economizar tempo.

4. Planeje sua agenda com cuidado

Não existe uma agenda única para o design thinking. Você pode seguir a conhecida abordagem do Design Sprint , que percorre cada estágio em cinco dias, ou passar um dia inteiro definindo o problema e depois fazendo um brainstorming de forma assíncrona. A maneira como você aborda cada estágio depende de suas necessidades e recursos exclusivos.

Faça o que fizer, esteja ciente dos níveis de energia das pessoas, especialmente com equipes remotas! Pausas são essenciais. Uma boa regra é planejar pausas de cinco a 10 minutos após cada hora de atividade. Quanto mais intensa a atividade, mais longa deve ser a pausa.

5. Prepare sua prancha com antecedência

O mundo é sua ostra com a tela infinita de Miro, mas também pode ser difícil saber por onde começar. Use molduras e qualquer um dos modelos deste post para criar espaço para cada atividade. Adicione muitas notas adesivas ao quadro para cada participante e considere usar um estacionamento para perguntas ou itens de ação que possam surgir durante a sessão.

Além disso, certifique-se de testar cada peça de tecnologia com antecedência, especialmente se estiver planejando usar uma ferramenta de videoconferência e salas de descanso. Para obter mais inspiração, leia nossas dicas sobre como organizar seu quadro para um workshop simplificado.

6. Prepare sua equipe

Assim que seu quadro estiver pronto, é hora de preparar sua equipe. Considere enviar um e-mail com instruções para se preparar para a sessão com qualquer material de pré-leitura ou exercícios necessários. Você pode enviar um exercício de aquecimento para ajudar as pessoas a se sentirem confortáveis ??usando o Miro , especialmente para os participantes que são novos na ferramenta.

7. Quebre o gelo (gelo, baby)

A criatividade é como um músculo – precisa ser alongada antes de ser usada. Tente um pequeno quebra-gelo antes de passar para as atividades de ideação. Confira Miroverse para toneladas de ideias para quebrar o gelo . Os quebra-gelos também ajudam as pessoas a se sentirem confortáveis ??umas com as outras, especialmente se nunca trabalharam juntas antes.

Se alguém se afastar e não conseguir encontrar o caminho de volta para o grupo, traga todos até você ou peça aos participantes que o sigam enquanto você se move pelo tabuleiro.

8. Defina o problema real

Agora que você tem todos na mesma sala, é hora de ser específico sobre o problema que está tentando resolver. Veja o exemplo de inscrições. Seus dados mostram que as taxas de conversão estão abaixo do ideal, mas por quê?

Deixe sua equipe atualizada compartilhando tudo o que você aprendeu no estágio Empathize e pergunte: qual é o problema real? Isso se tornará o foco de todo o seu workshop, portanto, gaste algumas horas discutindo e refinando uma declaração de problema (por exemplo, a experiência de inscrição móvel é muito longa) .

9. Pense em soluções criativas

Como você pode resolver o problema que acabou de descobrir? Deixe a imaginação da sua equipe correr solta! Não há ideias “erradas” no estágio de Ideação. Há também muitas maneiras diferentes de fazer um brainstorming.

Os engenheiros podem achar o mapeamento mental mais lógico, enquanto outros podem preferir a escrita cerebral , uma ótima atividade para conectar ideias abstratas como uma sequência de frases. Os pensadores visuais podem gostar de estruturar ou esboçar suas ideias ou fornecer uma descrição passo a passo usando este modelo de storyboard . Explore diferentes maneiras de debater em equipe e veja o que funciona melhor!

10. Vote na melhor ideia

Depois de ter toneladas de ideias no quadro, é hora de escolher a melhor. Dê a todos a chance de escolher seu favorito usando o aplicativo de votação e, em seguida, considere se a ideia vencedora é viável. Você pode testá-la com usuários reais? Como será o sucesso? Se a ideia resistir à pressão, sua equipe está pronta para passar para a fase de Protótipo.

11. Prepare seu protótipo

Termine seu workshop discutindo como sua equipe fará o protótipo e testará sua ideia. Como você constrói seu protótipo (e quanto você constrói) depende completamente de seus recursos e da natureza de seu produto. Você pode designar um pequeno grupo para criar wireframes diretamente no Miro ou em outra ferramenta de prototipagem.

Após o workshop, envie um esboço claro das próximas etapas, bem como quem é responsável por cada item de ação. Os workshops de design thinking podem ser cansativos e exigir muita energia criativa, portanto, fornecer um resumo do workshop (e quem é responsável por quê) pode facilitar a vida de sua equipe.

12. Colete feedback e itere

Agora é hora de testar seu protótipo! Para obter melhores resultados, certifique-se de que as cobaias correspondam ao público com o qual você teve empatia no início. Experimente o modelo Welcome Max's User Feedback Workshop , o modelo de teste de usabilidade da Syncier ou o modelo de observação de pesquisa do usuário de Laura Yarrow no Miroverse para coletar e organizar as observações de sua equipe.

Por fim, agende uma sessão de grupo de acompanhamento para examinar os resultados e decidir onde você pode repetir e melhorar. Continue prototipando e testando até criar a solução mais viável e valiosa possível.

Com Miro, você tem isso!

Uma sessão de design thinking requer muita preparação e envolvimento dos participantes, mas definitivamente compensa! O Miro possui uma enorme variedade de recursos para ajudar a tornar sua oficina um sucesso. 

FONTE: Blog Miro

A Software.com.br é parceira da Miro e também é referência em soluções de tecnologia para o mundo corporativo na América Latina. Através de parcerias com os principais fabricantes do mercado, a empresa atua em Transformação Digital, com consultores especializados em: Licenciamento de Software, Cibersegurança, DevOps, Infraestrutura e Data Analytics.

Veja mais sobre Miro em nosso site: Software.com.br

Solicite um Orçamento


Você pode entrar em contato conosco para solicitar um orçamento.

Ao preencher os campos abaixo, você automaticamente concorda com nossos termos de uso e política de privacidade de dados. Saiba mais

Teremos muito prazer em atendê-lo!




Obrigado! Logo entraremos em contato!
Erro ao enviar mensagem.

Obrigado! Logo entraremos em contato!


Erro ao enviar mensagem.


Baixe o Guia Software.com.br 2023

Nossos Clientes


Solicite um orçamento Solicite um orçamento

Usamos cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de TODOS os cookies Saiba mais

Aceitar