
A inovação está presente na nossa existência. Desde a descoberta do fogo até ao desbloqueio da impressora, o advento do telefone e as maravilhas das viagens aéreas, momentos de brilho e saltos tecnológicos moldaram e remodelaram continuamente o nosso modo de vida.
Na Miro, nossa missão, capacitar equipes para construir o próximo grande sucesso, tem tudo a ver com inovação. Os pensadores e criadores que impulsionam o pensamento inovador e fornecem produtos e serviços inovadores são a nossa inspiração e o nosso propósito. Como disse nosso diretor de operações Varun Parman: “Imaginamos o Miro como um catalisador, ajudando as equipes a simplificar a forma como fazem brainstorming, colaboram, gerenciam projetos e dão vida a novas ideias”.
O estado da inovação nas empresas modernas de hoje
Entrevistámos mais de 1.700 líderes e mais de 8.200 profissionais da informação em sete mercados globais para compreender melhor o ecossistema de inovação, desde os desafios até às oportunidades.
Em todos os continentes e sectores, surgiu um consenso inegável: a inovação não é apenas uma palavra da moda – é um apelo urgente à acção. 98% dos líderes e 90% dos profissionais da informação reconhecem a concepção, desenvolvimento e lançamento de novos produtos e serviços como uma necessidade urgente para as suas empresas. Isto foi consistente em todas as dimensões das empresas e na indústria, e a razão é clara: 79% dos líderes e 76% dos profissionais da informação afirmaram que a inovação é necessária para vencer a concorrência.
Apesar do consenso generalizado de que a inovação é fundamental para a sobrevivência, a maioria disse que ela cai no esquecimento.
O que está impedindo a inovação?
A pesquisa destaca três tipos de desafios:
Incerteza econômica
No cenário económico imprevisível de hoje, um número significativo de líderes sente que dar prioridade à inovação é mais um luxo do que um passo em frente essencial. Mais de metade considera que é mais sensato adiar a inovação até que haja mais estabilidade económica. No entanto, muitos destes mesmos líderes reconhecem que as inovações revolucionárias dos concorrentes representam uma ameaça significativa aos seus próprios empreendimentos.
Temor
O medo é um poderoso elemento de dissuasão e é evidente que está a atrasar muitos líderes. A maioria dos entrevistados relatou que as apreensões os impedem de mergulhar profundamente no pool de inovação. Esta relutância não é apenas uma posição empresarial; é pessoal. Quase um terço dos líderes teme que esforços de inovação mal sucedidos possam prejudicar a sua posição ou reputação profissional. Do outro lado do espectro, mais de metade dos trabalhadores da informação estão preocupados com a segurança do seu emprego, especialmente se as suas organizações não acompanharem o ritmo da inovação.
Tecnologia desatualizada e falta de colaboração multifuncional
Tanto os líderes como os profissionais da informação concordaram que um dos maiores obstáculos no caminho para a inovação são os desafios tecnológicos, como as ferramentas legadas. Além disso, ambos os grupos citaram os desafios organizacionais, especialmente aqueles relacionados com a colaboração interfuncional, como uma barreira significativa.
Estratégias para desbloquear a inovação
No cenário competitivo atual, a inovação está na vanguarda da sobrevivência de uma empresa. Ao identificar os desafios que as organizações enfrentam no seu percurso de inovação, estes novos dados revelam estratégias-chave para superar estes obstáculos. Com foco nessas soluções, as empresas podem navegar além da mera sobrevivência, posicionando-se para o sucesso no longo prazo.
Conteúdo postado originalmente em: Blog Miro
Somos a Software.com.br, Representante Oficial Miro no Brasil e também referência em soluções de tecnologia para o mundo corporativo na América Latina. Conte com nossos consultores especializados em Licenciamento de Software, Cibersegurança, DevOps, Infraestrutura e Data Analytics.
Saiba mais sobre Miro em nosso site: Software.com.br