Entenda
O significado da narrativa de dados no mundo FP&A: entenda com a think-cell

A narrativa de dados é uma habilidade que muda o jogo e se diferencia para FP&A (Planejamento e Análise Financeira). Na era da análise avançada, painéis dinâmicos e visualização de dados impactantes, a arte e a ciência da narrativa de FP&A evoluíram significativamente.

Neste blog, exploraremos os componentes essenciais e as etapas práticas envolvidas na criação de histórias de negócios atraentes baseadas em dados. Ao final, você terá um processo abrangente de 7 etapas para criar e entregar com sucesso narrativas impactantes baseadas em dados.

'O que' é uma narrativa eficaz?

É importante definir claramente o que significa ser um grande contador de histórias de FP&A. É ser capaz de explicar os resultados, tendências e previsões do negócio de forma estruturada e que engaje os stakeholders. É ter a capacidade de pegar dados financeiros complexos e transformá-los em uma narrativa simples, objetiva e impactante.

Considere um cenário com uma startup de tecnologia. O profissional de finanças pode começar ilustrando as receitas e despesas da empresa por meio de um gráfico claro e conciso. Eles poderiam então tecer uma narrativa em torno do cenário competitivo da startup, lançando luz sobre os fatores que influenciam seu desempenho.

Por exemplo, eles podem dizer: "Nossa receita experimentou um crescimento constante nos últimos meses, impulsionada por lançamentos de produtos bem-sucedidos e forte adoção de clientes. No entanto, estamos enfrentando uma concorrência cada vez maior de gigantes do setor, o que exige uma abordagem estratégica para promover nossa posição no mercado . Para sustentar nossa trajetória ascendente, devemos enfatizar a inovação, a agilidade e a eficiência operacional para nos diferenciar e conquistar uma fatia maior do mercado." Este exemplo de narrativa eficaz demonstra a capacidade de traduzir dados de negócios em uma narrativa convincenteque envolve as partes interessadas. Ao apresentar uma história estruturada de crescimento de receita e expansão de mercado, o profissional oferece aos stakeholders informações valiosas e uma compreensão clara do desempenho financeiro e da direção estratégica da empresa.

O 'porquê': O problema a ser resolvido

Por que a narrativa de dados é importante para a profissão de FP&A? O FP&A é frequentemente incluído em estereótipos de 'back office', o que geralmente os coloca nos bastidores. Ser capaz de ser um grande contador de histórias de dados ajuda a quebrar esses estereótipos ultrapassados ??e os coloca na vanguarda do negócio! Uma boa narrativa envolve as partes interessadas que desejam o conselho dos profissionais de FP&A quando confrontados com decisões de negócios importantes.

Os dados estão crescendo a um ritmo mais rápido do que nunca:

A quantidade de dados a que as empresas têm acesso está aumentando . Isso representa um dos maiores desafios e oportunidades para os profissionais de FP&A. Ter a capacidade de pegar grandes quantidades de dados complexos e escolher quais dados são mais relevantes para os líderes empresariais é um conjunto de habilidades importante. Isso significa que os profissionais precisam descartar muitos dados, o que costuma ser um desafio. Ter a capacidade de fazer isso em curtos períodos de tempo e encontrar os dados mais materiais para ajudar a contar a história é fundamental.

O 'como': um processo de contar histórias em 7 etapas

1) Comece com o objetivo

Albert Einstein disse a famosa frase que se ele tivesse uma hora para resolver um problema, ele gastaria cinquenta e cinco minutos definindo o problema. Essa abordagem tem alguma verdade quando se trata de contar histórias. É fundamental definir claramente o que você está tentando resolver e usar isso como uma bússola para todo o processo. Isso inclui documentar o objetivo e revisá-lo com as partes interessadas. Isso inclui entender quem é seu público e ser claro sobre sua abordagem. É importante recuar e entender o contexto específico, as partes interessadas, o cronograma e outros elementos importantes antes de começar a construir a história.

2) Role nos dados

Outra área crítica após a definição do problema é gastar tempo com os dados e não se apressar para construir a história e suas conclusões associadas. Isso envolve o desenvolvimento de uma abordagem estruturada para analisar dados. Começando de cima e, em seguida, ampliando as áreas que precisam de mais análise e atenção. Por exemplo, a receita é a principal área de foco? Ou é margem de lucro?

Depois de obter uma compreensão clara do que os dados estão dizendo, é importante aplicar as técnicas analíticas. Uma análise de valor presente líquido é ótima? Ou a análise de volume versus taxa é melhor? Uma análise detalhada da lucratividade do produto é a melhor opção? Talvez uma combinação de técnicas seja a melhor abordagem. Esse processo pode parecer lento no começo, mas é fundamental cristalizar a história em sua mente. Ser deliberado com as etapas um e dois acaba acelerando o processo.

3) Desenvolva a história usando storyboards

Nesta fase, é importante escrever um enredo aproximado. Deve ser uma abordagem estruturada que tenha uma linha de fundo e foco claros. Uma linha de fundo é um tema consistente que está presente em todas as partes da história.

A abordagem geral deve começar com a(s) mensagem(ns)-chave e a história de alto nível e, em seguida, aprofundar-se em todo o conteúdo de apoio. Isso é análogo a usar um esboço para escrever um livro ou relatório. Quais são os capítulos do livro? Qual é o conteúdo? Como as análises podem ser incorporadas à história?

4) Construa o conteúdo e os detalhes de suporte (usando visualização)

Uma vez construído o esboço, é importante começar a moldar o conteúdo. Um elemento crítico de uma grande história é a visualização. A visualização de dados eficaz pode transformar números em visuais atraentes, facilitando o envolvimento das partes interessadas com as informações financeiras.

Quando se trata de apresentar dados visualmente, os profissionais de finanças devem se lembrar de algumas dicas importantes. Em primeiro lugar, é fundamental escolher o tipo certo de visualização para os dados em questão, como gráficos, tabelas, diagramas ou infográficos, dependendo da informação que está sendo transmitida. Em segundo lugar, é melhor manter as visualizações simples e fáceis de entender , evitando detalhes desnecessários ou visuais complicados. Por fim, usar cores e design cuidadosamente pode tornar as visualizações mais atraentes e cativantes. Ao seguir essas diretrizes, os profissionais de finanças podem comunicar com eficácia dados financeiros complexos às partes interessadas de maneira clara e envolvente.

5) Escreva o sumário executivo e o 'call to action'

Uma das etapas mais críticas de uma ótima história baseada em dados é o resumo executivo. Uma abordagem para isso é usar as manchetes de cada elemento da história como ponto de partida e escrever resumos executivos como versões condensadas da história. Eles normalmente cabem em uma página e contam a história de forma estruturada . Eles devem terminar com uma 'chamada à ação' para o negócio.

6) Adicione detalhes de suporte e remova dados irrelevantes

O processo de construção do resumo executivo ajuda a entender onde os profissionais de FP&A precisam se aprofundar mais. Por exemplo, se houver uma variação significativa em uma linha de P&L ou linha de produto, seria apropriado realizar análises adicionais e trazer conteúdo adicional para a história.

Também é apropriado colocar informações imateriais no apêndice. Grandes histórias de negócios vão direto ao ponto e não contêm informações que distraem ou são irrelevantes. No contexto de storytelling com apresentações em PowerPoint, cada slide deve se concentrar em exatamente uma mensagem e em visualizações de suporte sem distrações para o público. Uma estratégia 'menos é mais' é um segredo poderoso de grandes contadores de histórias.

7) Pratique sua apresentação (conteúdo, linguagem corporal, voz)

Por último, mas não menos importante, a prática da entrega verbal da história e da linguagem corporal é frequentemente negligenciada. A prática é um processo crítico que refina sua apresentação e garante que ela seja envolvente. Encontrar um parceiro de responsabilidade para criticar sua história é uma técnica que os grandes contadores de histórias usam.

Conteúdo postado originalmente em: Blog think-cell

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