
O PowerPoint está firmemente estabelecido em todo o mundo como a ferramenta de apresentação para negócios. No entanto, nem todas as apresentações recebem o mesmo nível de atenção ou têm o mesmo impacto.
Os líderes empresariais de todos os setores sabem há muito tempo o valor de uma ótima apresentação. Considere as apresentações incomparavelmente intencionais de Steve Jobs, ou toda a indústria que existe em torno do pitch coaching nos círculos do Vale do Silício.
Quando se trata do grande campo, todos parecem saber o que está em jogo.
Mas na correria diária de, bem, tudo o mais, esquecemos que as apresentações que fazemos diariamente são igualmente importantes. Eles podem parecer obstáculos pelos quais temos que pular, mas seu impacto é enorme:
Algo tão rotineiro quanto o relatório financeiro mensal pode influenciar na decisão de adquirir ou não uma nova empresa.
Uma apresentação em conferência pode atrair muitos negócios para você - ou repeli-los.
Um plano de implementação pode ser a diferença entre uma equipe sincronizada e uma data de lançamento perdida.
Uma apresentação de treinamento pode criar novos comportamentos positivos ou desperdiçar horas do tempo de sua equipe.
Uma estratégia para transformar os negócios pode mudar tudo — ou atrair bocejos e poeira.
Seja você um líder estabelecido ou apenas começando sua carreira, esta é uma mudança de paradigma que renderá dividendos ao longo da vida: cada apresentação tem o poder de inspirar as pessoas e mudar mentes.
As apresentações moldam as conversas e decisões que impulsionam os negócios. E ao abordá-los dessa maneira, você pode acelerar seu crescimento. Veja como:
Empilhe o baralho com base na conversa que você deseja ter
Como as apresentações são o pano de fundo (ou peça central) de quase todas as decisões de negócios, construa sua apresentação com base em como deseja que a conversa ocorra. Isso está dois níveis acima de “compartilhar os números mais recentes”.
Pergunte: O que eu quero que aconteça como resultado da conversa que esta apresentação conduzirá?
Com esse foco estabelecido, você tratará cada slide como o bem valioso que ele é — um passo à frente em uma conversa que terá um impacto real nos negócios.
Reconsidere como você está apresentando dados
Os dados podem ser sua ferramenta mais poderosa para influenciar as decisões de negócios, mas apenas se você os compartilhar de maneira eficaz. Deslizes simples, como exibir muitas informações de uma só vez ou formatar e anotar mal seus gráficos, podem tornar até mesmo os dados mais persuasivos ignoráveis ??ou confusos.
Basicamente, se você não consegue comunicar sua posição, nada acontece.
Você precisa de gráficos, slides e histórias visualmente impactantes que liberem insights, inspirem e informem as decisões que impulsionam os negócios. (É aqui que entramos: think-cell é como os especialistas fazem isso.)
Priorize a intuitividade e a clareza, comunicando uma ideia-chave por gráfico e destacando visualmente o “Aha!” zona . Siga as práticas recomendadas do PowerPoint para criar slides atraentes. E quando possível, adapte os dados que você compartilha para seu público, considerando suas funções, níveis e áreas de interesse. (Claro, isso significa que seus métodos para criar grandes decks não podem ser tão trabalhosos que esse nível de personalização soe como uma fantasia para você. O que pode levar você a...)
Perceba que você não pode deixar de otimizar seu uso do PowerPoint
O mundo está mudando mais rápido do que nunca. Acompanhar - ou melhor, liderar o caminho - não é uma corrida para adicionar mais coisas à sua pilha de tecnologia. Muitas vezes, é mais impactante gastar tempo melhorando o que você já está gastando muito tempo.
As melhores empresas são 40% mais produtivas que as demais . Acha que eles estão fazendo isso ignorando onde seus funcionários passam horas e horas do dia?
Se a sua empresa for como a maioria, o PowerPoint é uma grande parte do seu fluxo de trabalho atual, o que significa que encontrar até mesmo pequenas eficiências pode levar a uma enorme economia de tempo. E há grandes ganhos de eficiência do PowerPoint esperando por você, especialmente ao trabalhar com dados: como automatizar cálculos manuais para que decisões de criação, formatação e layout sejam feitas com um único clique.
O tempo gasto na criação e edição de apresentações em PowerPoint em sua empresa pode ser altamente produtivo — se esse tempo for otimizado para as coisas certas, como o pensamento real de alto nível.
Por que se preocupar com as desajeitadas ferramentas integradas do PowerPoint para fazer um gráfico de Gantt para o seu projeto, quando você pode fazê-lo em um terço do tempo com um suplemento inteligente do PowerPoint? Eficiências do PowerPoint como essa são enormes aceleradores de negócios disfarçados de ajustes no fluxo de trabalho.
Fique mais animado com tudo isso!
Este é um bônus. Quando você pensa no PowerPoint como o epicentro das decisões de negócios, o trabalho envolvido nelas de repente se torna mais interessante. Você reformulou esse relatório mensal como um catalisador de conversas, em vez de um aborrecimento que escurece sua agenda a cada quatro semanas.
Trate as apresentações como um produto de trabalho essencial. Porque eles são. E porque é gratificante criar algo elegante, impactante e instigante, em vez de arrastar os pés para criar mais um baralho descartável.
Na think-cell , somos obcecados em fazer seus dados — suas histórias — brilharem no PowerPoint. Indolor. Persuasivamente. Mesmo lindamente. (Basta perguntar aos líderes empresariais que usam o think-cell todos os dias, em 9 das 10 principais escolas de negócios, 90% da Fortune 100 e em todo o DAX40.)
Fazemos isso não porque amamos dados (amamos), mas porque o investimento na criação de uma apresentação forte é algo que muda a trajetória dos negócios.
E quanto mais cedo você começar a pensar nas apresentações como ferramentas poderosas, mais cedo poderá aproveitar esse poder para si mesmo.
FONTE: Blog Think-Cell
A Think-Cell é parceira da Software.com.br, empresa referência em soluções de tecnologia para o mundo corporativo na América Latina. Através de parcerias com os principais fabricantes do mercado, a Software.com.br atua com consultoria em Transformação Digital, com consultores especializados em: Licenciamento de Software, Cibersegurança, DevOps, Infraestrutura e Data Analytics.
Veja mais sobre a Think-Cell em nosso site: Software.com.br