Na indústria de fabricação de veículos elétricos (VE), sempre em evolução, cada decisão conta. Um dos elementos mais cruciais na produção de veículos elétricos de alta qualidade é garantir a durabilidade e a confiabilidade das baterias dos veículos.
É aqui que a análise Weibull entra como uma ferramenta poderosa. Demonstraremos os quatro principais usos da análise Weibull na fabricação de baterias para VE e como essa ferramenta pode render dividendos em termos de economia de tempo e custos.
1. Processos de garantia otimizada
É importante definir políticas de garantia adequadas e realistas para equilibrar as expectativas do cliente e a sustentabilidade financeira. A Weibull pode ajudar os fabricantes a estimar a distribuição da duração da vida útil da bateria, o que permitirá criar garantias generosas e fiscalmente responsáveis.
A amostra aqui contém dados de mais de 10.000 baterias. Como você pode ver, mais de 95% das baterias duram 5 anos, com uma vida útil média de pouco menos de dez anos. Estas informações podem ajudar as empresas automotivas de veículos elétricos a tomar decisões mais inteligentes e bem-informadas.
2. Melhoria na qualidade do produto
Os fabricantes de bateria devem se esforçar continuamente para melhorar a qualidade e a confiabilidade de seus produtos para atender aos exigentes requisitos do mercado de veículos elétricos. Isto inclui identificar e resolver possíveis falhas de projeto, fraquezas de materiais ou problemas de processo de fabricação que possam levar à deterioração ou falha prematura da bateria.
Por exemplo, talvez você esteja analisando dados de campo e identifique que um determinado modelo de bateria apresenta uma taxa de falha maior do que o esperado devido ao superaquecimento durante o carregamento rápido. A Weibull pode ser usada para identificar o modo de falha e trabalhar na melhoria do sistema de gerenciamento térmico da bateria, melhorando a qualidade e a confiabilidade do produto.
3. Reduzir os custos de fabricação
A Weibull ajuda a reduzir desperdícios e a orientar processos de produção que podem reduzir custos. Ela também pode ajudar a identificar onde os recursos podem ser usados de forma mais eficiente.
A análise Weibull pode revelar que uma etapa específica da produção, como o processo de arquivamento de eletrólitos, contribui para variações na vida útil da bateria. A análise fornece informações sobre a distribuição da vida útil das baterias, revelando que inconsistências no processo de enchimento de eletrólito podem levar a uma maior probabilidade de falhas precoces.
4. Alocação de recursos
A Weibull pode ajudar a priorizar quais baterias ou lotes de produtos requerem monitoramento mais próximo ou investigação mais aprofundada, o que permite maior alocação de recursos.
Por exemplo, em uma fábrica, a análise Weibull pode ajudar a identificar que uma determinada linha de produção produz de forma consiste em baterias com a vida útil mais curta. O fabricante pode alocar mais pessoal e recursos de controle de qualidade para esta linha para resolver os problemas o mais rápido possível e reduzir possíveis defeitos.
Conteúdo retirado do canal oficial do Minitab.Fonte: www.minitab.com.br
Fale com a Software.com.br e conheça melhor o Minitab juntamente com um especialista.