A Sonar tem feito consideráveis mudanças em seus produtos nos últimos meses, buscando melhorar a experiência do usuário, além de se posicionar melhor no mercado de ferramentas de análise de código; seguem abaixo as notícias:
1. A última novidade foi o rebranding de seus produtos, mudando o nome e a identidade visual de seus produtos:
- SonarQube agora será chamado de SonarQube Server;
- SonarCloud agora se torna SonarQube Cloud;
- O plugin SonarLint agora se chama SonarQube IDE;
- Mais informações no press release da SonarSource
2. Funcionalidades baseadas em IA: na versão 10.7 do SonarQube, publicada em outubro, estão as primeiras funcionalidades baseadas em IA da ferramenta, chamadas de AI Code Assurance (especializada em garantir a qualidade de código gerado por IA) e AI Code Fix (recomendações de correção baseadas em IA); com isso a ferramenta se torna ainda mais poderosa e moderna, acompanhando as tendências do mercado.
Mais informações em SonarQube
3. Ajustes nos planos da nuvem: o SonarCloud (agora SonarQube Cloud) teve uma revisão em suas licenças, e agora temos as seguintes opções:
- SonarQube Cloud Team;
- SonarQube Cloud Enterprise;
Em termos de funcionalidades é possível fazer paralelos com as versões Developer e Enterprise do SonarQube Server (on-premises), sendo a Cloud Enterprise a versão que entrega a maior cobertura de tecnologias, relatórios de segurança, portifólios, entre outras.
Detalhes em SonarQube
Fale com a Software.com.br e conheça melhor do SonarQube juntamente com um especialista.